quarta-feira, junho 23, 2010

O número de eleitos e réprobos

Este Decreto é certo e imutável? ~ Sim, ele precisa ser assim. Porque ele tem por base a eterna e imutável da vontade de Deus, e por isso, há uma certeza do número de eleitos e réprobos conhecidos somente por Deus, os quais não é possível ser aumentado, nem diminuído, Jo 13:18; 2 Tm 2:19.

Extraído de Archbishop James Ussher, A Body of Divinity, pág. 79

quinta-feira, junho 17, 2010

A Escritura é a verdade

Não existe nada nelas que não mereça ser de Deus, nada que seja contrário a sua verdade e credibilidade, a sua pureza e santidade, a sua sabedoria e bondade, ou as perfeições de sua natureza. Não existe falsidade, nem contradição nelas. Podem ser chamadas com grande propriedade, como o são, as Escrituras da Verdade e a Palavra da Verdade.

Extraído de John Gill, Body of Divinity, pág. 14

Toda Bíblia ou parte dela?

O fato é que nos encontramos com uma eleição entre duas versões de Cristianismo. Trata-se de escolher entre o evangelicalismo histórico e o subjetivismo moderno, entre um Cristianismo que é consistente consigo mesmo e um que não o é; de fato, entre um que é completamente dado por Deus e outro que é parcialmente produzido por homens.

Extraído de J.I. Packer, Fundamentalism and the Word of God, pág. 170

terça-feira, junho 01, 2010

Igreja Católica é Romana?

O Bispo Hugh Latimer respondendo ao seu inquiridor, o católico Bispo Lincoln, respondeu: "Eu confesso que há uma igreja católica [...], mas não a igreja que você chama de católica, que de boa vontade poderia ser chamada diabólica. E, enquanto você junta 'Romana' à igreja católica, eu paro aqui, e oro por você. Pois ela é algo que pode ser dita igreja Romana, e outra coisa é dizer igreja católica."

Extraído de Iain H. Murray, The Reformation of the Church - A colletion of Reformed and Puritan documents on Church issues, pág. 20